Coisas da Sardenta

Coisas da Sardenta
Bijus e outras coisas lindas - Abre brevemente

31 março 2010

Hidroginástica


Foto retirada daqui



Bem sábado vou começar a hidroginástica, pena tenho eu de ser só uma vez por semana mas já não é mau nem que seja para me entreter um bocado.

Como sempre andei a pesquisar pela net os beneficios deste exercisio e eis o que encontrei no site


Benefícios
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.

Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:

• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;


• Componente de Força Muscular;


• Componente de Resistência Muscular;


• Componente de Flexibilidade;


• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.

Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Quando comparada ao exercício em terra, verificou-se que correr 400 metros dentro da água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra firme. Caminhar 4,5Km com água na altura da coxa pode consumir até 460Kcal.

Além de tudo isso, não é preciso saber nadar!


( tem continuação )

Aliado com com as caminhadas na passadeira, abdominais e pesos acho que vai-me fazer bem.


2 comentários on "Hidroginástica"

Luciana on 31 de março de 2010 às 12:02 disse...

É claro que te vai fazer bem. Se há desporto que eu elogio é a hidroginástica. E olha que eu não gosto de desporto!!! Mas fiz hidroginástica durante cerca de um ano e adorei. Se for bem feita, com os abdominais contraídos e tudo direitinho é óptimo para perder peso e definir os músculos. E depois tens a vantagem de fazer exercício quase sem dar conta, num ambiente descontraído, com pessoas de todas as idades e condições físicas à tua volta. O único senão são mesmo os fatos de banho que se estragam muito depressa, mesmo os que são resistentes ao cloro... mas vale a pena.
Beijinho

PU on 31 de março de 2010 às 16:28 disse...

Hidroginástica é muito giro, já tentei uma vez. Mas como sou muito propensa a cãimbras não é o ideal para mim.

beijinhos!

Related Posts with Thumbnails
 

Magra Mental Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez